domingo, 15 de março de 2015

Corrupção - possíveis origens






Apesar de a corrupção atualmente ser um tema que gera muita revolta e debates acalorados nas redes sociais e nas ruas. Faz-se necessário elencar que a corrupção além de crime, é um fenômeno social e que de muito está ligado a cultura de um povo. Sua origem não possui data de nascimento nem naturalidade. No antigo império romano, por exemplo, não só a população como o governo se adaptaram a essa pratica desde o nascimento até o declínio desse mesmo grande império.
Já em relação a sua origem no Brasil, alguns historiadores afirmam que a corrupção já nasceu na época da colonização portuguesa, em que os colonizadores vieram ao Brasil para explorar as riquezas naturais, tornando com isso os índios os primeiros corrompidos e as primeiras vítimas desse mal social. Porquanto a história mostra que esses mesmos colonizadores subornavam os indígenas para conseguir ter acesso a seus tesouros, para os escravizar, roubar e impor seus costumes e crenças.
Na atualidade, também sabemos que a corrupção não é um monopólio do Estado brasileiro. Em todos os países, esse mal se ramifica e atinge todas as esferas. O grande problema, ao meu ver, é a característica na qual se insere a corrupção no Brasil. Desde criança somos moldados a uma crença de que existe um "jeitinho brasileiro capaz de resolver tudo" e que aqueles que não fazem uso dele, acabam por ficar em prejuízo em relação a maioria e é tido como bobo. Nasce aí uma cultura, de prática diária, de que toda vez que nos depararmos com uma possibilidade de vantagem, devemos fazer uso então dessa "estratégia". E assim vamos internalizando esse infeliz artifício.
 Para agravar ainda mais a situação, alguns estudiosos já começam a demonstrar que o primeiro grande contato institucionalizado da prática da corrupção ocorreria justamente no local em que a ética deveria ser o pilar e que seria na universidades, quando da prática dos chamados "trotes". Naquele momento, em que o jovem vai iniciar sua vida acadêmica, em que os valores deveriam ser reforçados, eles são apresentados a uma prática, que na maioria das vezes se caracteriza por ser criminosa, indo desde ameaças e lesão corporal até torturas explicitas. E nesse momento, os mesmo são levados a internalizar uma cultura que, mesmo sabendo que ao que estão sendo impostos configura crime, ainda assim faz-se necessário se calar, aceitar, conviver e fazer parte dessa suposta tradição. Por esse entendimento, poderia se chegar a deduzir que a corrupção estaria ligada a uma tradição social. Algo que não pode ser aceito e que precisa ser refutado e mudado.
Quando analisamos a corrupção no contexto político, alguns pressupostos precisam ser lembrados e que parecem ser esquecidos quando do momento dos supostos questionamentos, como por exemplo, o fato de ser a participação popular nas decisões referentes a atuação e organização do Estado uma das maiores características de um Estado Democrático de Direito. Logo, sabemos que o povo escolhe seus governantes/representante e esses mesmo escolhidos, que tanto questionamos em matéria ética, não são de origem alienígena, são sim fruto da própria sociedade.
Enquanto o "jeitinho brasileiro" for uma regra e não exceção; que a prioridade do Estado for criar leis e não e investir na Educação, reformulando as escolas (por exemplo, determinando que as crianças permaneçam nas escolas por tempo integral); não for aprovada uma reforma política séria e o povo não se der contar de que o voto deve ser usado como uma arma a favor do mesmo e não a favor dos políticos - certamente continuaremos a lamentar por essa realidade e por sermos um grande referencial internacional quando o assunto é corrupção.





Fonte:

http://historiaesuascuriosidades.blogspot.com.br/2011/11/corrupcao-corrupcao-da-para-rir-e-para.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-origem-da-corrupcao-no-brasil.html













Um comentário:

  1. A corrupção teve início no extinto 19°B Log, quando um certo major subcomandante aceitava vantagens indevidas de um sargento barrigudo que se arrastava no TFM.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e "VAI VENDO"...